sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Curitiba Dúplex

Mesmo morando em outra cidade, observar Curitiba é muito prazeroso. Para início de conversa – ou melhor texto, observar os curitibanos é interessante.
Os curitibanos são solitários, individuais e metidos. Está certo que também sou curitibana, entretanto, nossas atitudes são diferentes dos outros. E mais, nós nos sentimos bem agindo dessa maneira. Até o Hino Oficial de Curitiba mostra o quanto somos metidos:

“[...] Viver nela é um privilégio
Que goza quem nela está
Jardim luz, cheio de rosa
Capital do Paraná [...]”


Realmente Curitiba é linda e verde! Há praças para crianças, velhos e pombos, onde esses desfrutam dos prazeres da vida. O único problema é encontrar uma praça que esteja em condições de uso, sem traficantes oferecendo drogas para as nossas crianças, e que não tenha o mau cheiro da urina dos mendigos.
Mas também temos o Largo da Ordem, que aos domingos tem uma feirinha onde encontra-se de tudo – desde brincos até tapioca. Quando a feira termina, os bares são tomados por amigos que bebem, riem e cantam. Ao anoitecer, os amigos tornam-se bêbados, que dividem o Largo com as beatas que acabam de sair da Igreja – a missa das 18:00 horas terminou.
Ao pegarmos o ônibus Pinheiro/Carlos Gomes, passamos pela mais nova atração de Curitiba: Linha Verde. Ela é -como o nome diz – verde, com ciclovia, flores, grama e iluminação, que a noite, dá um ar europeu.
Duas quadras abaixo da Linha Verde, encontramos crianças brincando num rio – que pode ser comparado com o Tiete de São Paulo -, casas alagadas pelo rio, drogados, balas perdidas e policiais abusando de sua autoridade.
E o Clima? Uma das características mais marcantes dessa Curitiba de faces, onde você tem as quatro estações do ano em um único dia! Nunca saia de casa sem um guarda-chuva e um casaco.
Essa é a minha Curitiba. Uma cidade estranha e encantadora, com dois lados. Curitiba de curitibanos metidos que querem sempre mostrar o lado bom dela, escondendo o lado subdesenvolvido. E como diz Dalton Trevisan, essa é a “Curitiba para inglês ver”.
*********
Obs: Esse texto foi uma redação que fiz essa semana no colégio. Gostei da maneira que escrevi e decidi publicar.
Agradecimento especial:
*Professora Marilena*
Dedico esse post a você, que sempre tem paciencia para me ouvir, e sempre diz a coisa certa na hora certa. Obrigado por tudo!
Espero que não haja muitos erros de português... xD
*********
AVISO
Estarei viajando, então não vou postar nesse intervalo de tempo.
Após o feriado eu volto a postar.
Beijos a todos, bom feriado e bebam com moderação!
Elayne Markes

0 comentários: